Do período de disponibilidade online do curso de extensão

As inscrições para o curso já estão abertas e a liberação das vídeo-aulas e atividades com início imediato.

Área de Conhecimento

Ciências biológicas e área da saúde.

Professor Mediador

Prof. Dr. Emmanuel Souza da Rocha (Mestre em Educação Física e Doutor em Ciências do Movimento Humano).

Palestrantes Convidados

Prof. Dr. Rodrigo Rodrigues (Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano)
Prof. Dr. Klauber Dalcero Pompeo (Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano).

Da importância do tema:

A ser humano tem uma capacidade grande de adaptação musculoesquelética. Essa adaptação é fundamental quando pensamos em processo evolutivo. Entretanto as adaptações ocorrem tanto em situações de uso aumentado, como em situações de uso reduzido. Sendo o o treinamento o principal modelo para uso aumentado e a imobilização, após alguma lesão, um dos principais modelos para o uso reduzido. Qual é o equilíbrio entre melhor desempenho possível e um baixo risco de lesão? Em caso de uma lesão, quais as melhores evidências para acelerar o processo de recuperação, reduzindo o índice de recidiva? Por isso devemos ampliar o debate e o conhecimento sobre o tema, promovendo espaços para aprendizagem de novas tendências das Ciências do Esporte e para discussão de novas perspectivas e de novos conhecimentos dentre os profissionais da área da saúde. Nesse sentido, este curso de extensão em Adaptação funcional: do treinamento à lesão contribuirá para a formação e intervenção profissional nas áreas da biomecânica, fisiologia, reabilitação, treinamento, prevenção, esporte e novas tecnologias aplicadas ao estudo do movimento humano. Consequentemente, a importância deste curso não está restrita apenas ao campo de Educação Física, mas alcança também outras áreas de conhecimento como fisioterapia, medicina esportiva, engenharias e ciências biológicas.

Investimento do curso de extensão e formas de pagamento

Saiba mais

PARA O LANÇAMENTO DESTE CURSO A FACULDADE SOGIPA PREPAROU 1 CUPOM DE DESCONTO E MAIS UM PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ!

Quero meu cupom

Além do Bônus especial para quem fizer o curso, você pode entrar hoje mesmo, de forma GRATUITA, em nosso grupo do TELEGRAM participando de debates com os professores do curso e recebendo em primeira mão, artigos comentados, notícias e muito mais.

Dos conteúdos programáticos estudaremos os seguintes temas

Propriedade mecânica / 1h aula
Biomecânica do osso e da cartilagem / 1h aula
Biomecânica do tendão e ligamento / 1h aula
Fisiologia neuromuscular / 2h aula
Mecânica muscular / 2h aula
Arquitetura muscular / 2h aula

Princípios do treinamento / 1h aula
Aspectos fisiológicos e bioquímicos: treinamento e desuso / 2h aula
Adaptação funcional ao treinamento / 2h aula
Adaptação ao destreino / 1h aula
Adaptação às lesões musculoesqueléticas / 2h aula

Atividades extras
Podcast sobre ciência do movimento / 2h aula
Atividade avaliativa / 1h aula

Carga Horária Total - 20h

Da divulgação dos resultados e do certificado de extensão

Os alunos que forem aprovados nas atividades avaliativas e obtiverem participação no curso acima de 75% receberão certificado online de extensão universitária da Faculdade Sogipa.

Secretaria: (51) 3085 8938