Do período de disponibilidade online do curso de extensão

As inscrições para o curso vão até dia 10/07/2020 e a liberação das vídeo-aulas e atividades será a partir de 11/07/2020

Área de Conhecimento

Ciências biológicas

Professor Mediador:

Prof. Júlio Brugnara Mello

Palestrantes Convidados:

Nutrição de crianças: Prof. Miguel Duarte Junior (nutricionista, mestre em ciências do movimento humano e estudante de educação física).

Da importância do tema:

Atualmente o público em maior ascensão nas academias e centros de treinamento é o infanto-juvenil, e esse fenômeno acarretou em mudanças nas demandas de tendências fitness (THOMPSON, 2019). Essa nova tendência de público é reflexo de uma série de fatores que levaram as crianças a trocar seu estilo de vida ativo por um estilo de vida altamente sedentário (HALLAL et al., 2012; HULTEEN et al., 2017).

Essa mudança de comportamento implicou em mudanças fisiológicas que levaram ao aumento das proporções de obesidade infantil e diagnósticos precoces de doenças (ABARCA-GÓMEZ et al., 2017) principalmente pelo efeito crônico de um comportamento pouco ativo (KATZMARZYK et al., 2015). Não obstante seja conhecido o efeito do sedentarismo e da ausência de atividades físicas, ao longo das últimas duas décadas o público infanto-juvenil teve um acentuado declínio nos níveis de atividade física em espaços públicos e na escola (HALLAL et al., 2012; HULTEEN et al., 2017).

Esse cenário fez com que estratégias de promoção de atividade física, prática de exercícios físicos e esportes fossem intensificadas para essa faixa etária (TREMBLAY et al., 2016). Dessa forma, as academias e centros de treinamento passaram a investir em espaços, materiais, profissionais e métodos de treino voltados para crianças. Todavia, profissionais ainda possuem muitas dúvidas com relação à prescrição de exercícios físicos nas academias, centros esportivos e afins, quando se trata do público infantil.

Nesse aspecto, este curso Inédito no mercado tem como aporte principal o desenvolvimento e apropriação da base teórica que dá suporte para a prescrição de exercícios físicos para crianças. A partir desse curso, o aluno estará por dentro do que há de mais recente em termos de conhecimento científico acerca dos efeitos de diferentes exercícios físicos para a saúde de crianças, de como que os exercícios físicos podem ser melhor combinados no aspecto da preparação física de categorias de base e por fim, os métodos de treinamento que estão ganhando o mundo: integrative neuromuscular training e o cross training. Além disso, teremos um tópico especial sobre treino de força na infância: mitos, verdades e formas adequadas de prescrição.

Investimento do curso de extensão e formas de pagamento

R$ 390,00 (no boleto ou em até 10x no cartão sem juros). ESGOTADO!

Dos conteúdos programáticos estudaremos os seguintes temas:

a) Conceitos e definições de atividade física e exercícios físicos na infância;
b) O desenvolvimento motor como pilar essencial da prescrição de exercícios na infância;
c) Efeito do exercício físico na saúde, como justificar a prescrição de exercícios para crianças;
d) A prescrição física na preparação física de categorias de base;
e) O desempenho físico de uma criança, o que prescrever e o que esperar de resultados;
f) Métodos de prescrição do treinamento integrative neuromuscular training e cross training
Tópicos especiais
g) Treino de força na infância: mitos, verdades e formas adequadas de prescrição;
h) Nutrição e exercício físico na infância, a combinação perfeita.

Da divulgação dos resultados e do certificado de extensão

Os alunos que forem aprovados nas atividades avaliativas e obtiverem participação no curso acima de 75% receberão certificado online de extensão universitária da Faculdade Sogipa correspondente a 20h.

Solicite mais informações

Secretaria: (51) 3085 8938