Público-alvo: Profissionais com curso superior em Licenciaturas, Bacharelados em áreas da saúde

Objetivo geral: O curso de Especialização Lato Sensu em Educação Inclusiva tem por objetivo capacitar profissionais para atuar na identificação, planejamento, gestão e a intervenção educacional à sujeitos com necessidades educacionais especiais em espaços escolares e/ou instituições afins.


DISCIPLINAS

Processos Escolares, Gestão e Políticas Públicas:
Ementa: A disciplina aborda os pressupostos teóricos e os paradigmas da Educação Inclusiva. Os marcos legais, bem como, as políticas que norteiam os programas nas diferentes esferas públicas e privadas. Aspectos da gestão escolar na perspectiva educacional inclusiva.

Processos do Desenvolvimento e Educação Estruturante na Escola:
Ementa: Estuda as fases de desenvolvimento de sujeitos de 0 a 21 ano e analisa as linhas teóricas e os processos de ensino e aprendizagem segundo teóricos contemporâneos.

Aspectos Biopsicossociais do Desenvolvimento Humano:
Ementa: Propõe-se a estudar os processos do desenvolvimento humano no âmbito biológico e suas interações sociais com atenção a infância e adolescência. Fundamentos das bases neurobiológicas na aprendizagem. Aborda aspectos médicos-clínicos. Analisa as expressões anacrônicas desses sujeitos. As relações com o sistema de atenção à saúde.

Desenvolvimento Psicomotor e a Escola:
Ementa: Estuda os fundamentos da Psicomotricidade. Aborda o desenvolvimento motor na infância e adolescência. Analisa os transtornos psicomotores e as relações com a aprendizagem. As intervenções psicomotoras da criança e do adolescente e sua interface nas diferentes modalidades de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais.

Deficiência Intelectual e os Processos Escolares:
Ementa: Característica do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos com deficiência intelectual. Avaliação e acompanhamento dos processos escolares. As necessidades educacionais no âmbito curricular. As questões do pensamento lógico, letramento e habilidades sociais.

Intervenções na Primeira Infância e Interdisciplinaridade:
Ementa: Aspectos históricos e conceituais do campo da Estimulação Precoce e da Psicopedagogia Inicial. As intervenções estruturantes e singulares na Educação Infantil, nas equipes de saúde, multidisciplinares e/ou interdisciplinares

Deficiência Visual e os Processos Escolares:
Ementa: Característica do desenvolvimento dos sujeitos com deficiência visual. Avaliação e acompanhamento dos processos escolares. As necessidades educacionais no âmbito curricular. As questões do letramento e habilidades sociais. Fundamentos do Sorobã, Braille, Orientação e mobilidade. Atividade da Vida Diária.

Cultura Surda e os Processos Escolares:
Ementa: Característica do desenvolvimento dos sujeitos com deficiência auditiva/surdez. Avaliação e acompanhamento dos processos escolares. As necessidades educacionais no âmbito curricular. As questões do letramento.Conhecimento acerca da língua de sinais como língua natural da comunidade Surda. Discute as relações existentes entre educação de Surdos, cultura, identidade e língua de sinais brasileira.

Altas Habilidades/Superdotação e os Processos de Escolarização:
Ementa: Característica do desenvolvimento dos sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação. Identificação e acompanhamento dos processos escolares. As necessidades educacionais no âmbito curricular. As questões do enriquecimento curricular. Serviços de atenção e atendimento à alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

Transtorno do Espectro Autista e Processos Escolares:
Ementa: Característica do desenvolvimento do sujeito com TEA. Os indicadores do TEA. Acompanhamento dos processos escolares. As necessidades educacionais no âmbito curricular. As questões dos recursos pedagógicos e a comunicação alternativa. Serviços de atenção e atendimento interdisciplinar.

Programas de Inclusão para Trabalho:
Ementa: Estuda os sujeitos com necessidades educacionais especiais na adolescência e jovem adulto no processo de inclusão para o trabalho. Trata das questões legais e polícias públicas de inserção no mercado de trabalho. Experiências exitosas de programas de trabalho educativo.

Tecnologia Assistiva e Inovações Educacionais:
Ementa: Propõe-se a estudar principais recursos e ferramentas de apoio a aprendizagem à sujeitos com necessidades educacionais especiais. Analisa os fundamentos da Tecnologia Assistiva os pressupostos da acessibilidade e desenho universal. As inovações das Tecnologias de Informação e Comunicação –TICs.

Atendimento Educacional Especializado – AEE I:
Ementa: Estuda os conceitos e fundamentos do serviço de AEE. Discute o perfil do profissional que atua com alunos com NEEs, no contexto de escolarização no ensino comum. Analisa as organizações, planejamentos e intervenções na escola. Debate as práticas inclusivas. Propõe a reflexão ética na interlocução em equipes interdisciplinares. Sugere inovações em estratégias na intervenção pedagógica.

Atendimento Educacional Especializado – AEE II:
Ementa: Sinaliza processos de imersão de estudos em Atendimento Educacional Especializado. Propõe práticas pedagógicas inovadoras de atenção as necessidades educacionais especiais na escola comum. Analisa as experiências exitosas.



Baixe os arquivos


PROFESSORES

Prof. Me. Francisco Dutra dos Santos Jr. (coord.)
Profª Esp. Ana Alice Franco Moreira.
Profª Me. Ana Del Grande
Profª Drª Aniê Coutinho
Profª. Me. Berenice Moreco
Profª Esp. Carolina Machado
Profª. Esp. Dorisnei Jornada da Rosa
Prof. Me. Ivan Basegio
Profª Me.Luciane Susin
Profª Med. Maria Claudia Gillli Jusmin
Profª. Me. Márcia Cerutti Muller
Profª Me. Patrícia Roveda
Profª. Me. Sheila Thorma


TCC

O trabalho deverá ser entregue até 90 dias após a realização da última aula. O trabalho de conclusão do curso poderá ser apresentado da forma de Artigo Científico, elaborado de acordo com as orientações do professor da disciplina de Metodologia de Pesquisa.

Será aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete).

OBS: ao grau atribuído pela banca de arguição não estará sujeito a qualquer tipo de recurso.

Solicite mais informações

Secretaria: (51) 3085 8938
Whatsapp departamento comercial: (51) 9 8683.1035